HISTÓRIA DA CIDADE
Araújos, como a maioria das cidades brasileiras, era terra habitada por índios que viviam dos frutos da mata e da água limpa que corria nos córregos. No começo do século XIX, uma família se estabeleceu nas matas da região. Eram os Alves de Araújo.
Os índios foram se afastando. A região ficou conhecida por “Mata dos Araújo”, e, por volta de 1750 a 1800, uma pequena aglomeração foi se formando às margens do Rio Lambari, que era rico em peixes, capivaras, jacarés, pacas e pequenos animais. Época em que o estado era constantemente atravessado pelos garimpeiros e bandeirantes, famílias tradicionais se fixaram na localidade: dos Araújo, Belarmino, Belchior Joaquim, Cardoso, Eleutério, Firmino, Lucas, Pereira, Vieira, entre outras. A fertilidade das terras, próprias para a agricultura e o desenvolvimento da cultura de arroz, feijão, mandioca e amendoim, foram fatores determinantes na ocupação do território.
Por volta de 1880, no atual município de Araújos, foi construída uma capela e um cemitério pela família Araújo. Em 1915, foi realizada a divisão das terras locais, passando o terreno da capela, pertencente à Dona Francisca Pereira de Araújo, ao patrimônio da igreja, mediante indenização.
A atual igreja da matriz, construída em 1930 é denominada Igreja de São Sebastião, nome este, escolhido de comum acordo entre os habitantes do lugarejo, ficando o Santo como padroeiro da localidade.
Também nesta época, era iniciada a construção da estrada Belo Horizonte – Uberaba (MG - 252), que hoje é asfaltada em Araújos, passando por Perdigão, até o Trevo dos Costas, na BR – 494. A MG – 252 ligava a Capital do estado ao Triângulo Mineiro, estrada essa que deu grande impulso ao desenvolvimento do povoado.
Em 17 de dezembro de 1938, Araújos foi elevado a distrito, integrado ao município de Bom Despacho. E em 12 de dezembro de 1953, pela Lei 1039/53, o povoado emancipou-se, desmembrando-se de Bom Despacho e passou a se chamar Araújos, em homenagem à família Alves de Araújo. O aniversário da cidade comemora-se em 1º de janeiro.
O município se encontra à aproximadamente 170 km da capital mineira. Com uma área territorial de 246 km², Araújos possui três povoados: Bela Vista, a 20 km da sede; Capivari dos Eleutérios, a 15 km; e Pintores, a 11 km. Faz fronteira com Bom Despacho, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Perdigão e Santo Antônio do Monte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário